''Dá para resistir?'', pergunta a atriz Juliana Knust, 29 anos, com os olhos marejados, para a repórter de CONTIGO!, olhando encantada para o primeiro filho, Mateus, 5 meses. O menino responde com sonoras gargalhadas às brincadeiras da mãe, durante o ensaio que ilustra esta reportagem, fotografada em uma casa no Recreio dos Badeirantes, na zona oeste do Rio de Janeiro.

O bebê é fruto do relacionamento de Juliana com o estilista carioca Gustavo Machado, 33. Desde que deu à luz, a atriz por opção, se tornou mãe em tempo integral. Sem a ajuda de babá, ela troca fraldas,  amamenta e faz tudo para o bem-estar de Mateus. ''Pode até soar egoísta, mas sinto-o muito meu'', confessa a atriz, que posa, pela primeira vez e com exclusividade, com o filho para uma revista.

Parto Normal

''Minha gravidez foi super tranquila. Não tive enjoo. Só a ansiedade que era uma loucura! Ficava louca para ver o rostinho dele. Tive parto normal e foi a melhor coisa da minha vida. Senti as contrações, mas foi muito rápido. Claro que doeu pra caramba, mas logo esqueci. Não tenho trauma e, para mim, foi a melhor coisa do mundo.''

Amadurecimento

''Hoje tenho mais responsabilidade. Ser mãe é encarar o maior desafio de minha vida. Tenho de estar mais esperta para tudo, mas mais tranquila... Porque não posso mais me desesperar por qualquer coisa. Você passa a ser responsável pela formação de outro ser humano e não existe tarefa mais difícil, mais elevada do que essa.''

Dedicação total

''No momento, sou mãe em tempo integral. São 24 horas de atenção só para ele. Ele é o protagonista da minha vida. Assim que ele nasceu foi muito complicado, pois é uma pessoa nova dentro de casa e que você vai conhecendo aos poucos. Não há nada melhor do que ouvir uma gargalhada dele. Fico babando! Tento aproveitar cada segundo, cada centímetro, cada sorriso, cada choro...''

Mãe de primeira viagem

''A primeira vez que ele engasgou quase morri. Chorei e gritei: 'Alguém me ajuda'. Se não estivesse ali, algo de grave teria acontecido. O engraçado é que vamos nos acostumando com as coisas e começamos a tirar de letra.''

Trabalho

''Estou começando a falar com pessoas, porque ele fez cinco meses agora e já está na hora de voltar (a trabalhar). Fiz minha última participação na TV quando estava grávida de quatro meses e já estou morrendo de saudade. Agora quero ter uma ter uma babá direto.''

Parceiros

''Quando descobri que estava grávida, Gustavo já assumiu o papel de pai. A gravidez é um processo complicado para a mulher, pois sofremos uma mudança emocional muito grande. É muito hormônio. Tinha dia em que eu chorava por nada e ele me acalmava. O cara tem e ser muito parceiro para aguentar isso e Gustavo foi em todos os momentos. Passamos a morar juntos, criamos uma família e até ajustar tudo isso leva um tempo. Mas nós conversamos muito, sobre tudo. Ele é um paizão. Não foi uma gravidez planejada, mas muito desejada. Há momentos em que estamos cansados, mas sempre juntos e se ajudando.''

Casamento

''Até pensamos sobre oficializar nossa relação, mas o que estamos vivendo é muito mais importante do que botar no papel. Isso vai ser uma consequência, pois queremos registrar este momento e dividir a felicidade com a família e os amigos. Mas tudo tem seu tempo e agora estamos vivendo intensamente o tempo do nosso filho... E também já nos sentimos casados e com a bênção total do Mateus.''

Mais filhos

''Penso em ter, mas não agora. Quero tentar uma menina. Se soubesse que era tão maravilhoso ser mãe, talvez tivesse tido filho antes. É indescritível o amor que a gente sente. Estou transbordando de amor por esse menino.''

Receita de boa forma

Para voltar ao corpo que tinha antes da gravidez, Juliana Knust está malhando diariamente, por uma hora, com a personal trainer Claudia Passos e fazendo dieta. A atriz prefere não revelar quantos quilos engordou durante a gestação, quantos já perdeu e o que ainda falta. ''Acho muito pessoal. Tem uma resposta da Ju Paes (a atriz Juliana Paes, 32,  que deu à luz Pedro em dezembro) que acho ótima: 'Não foram os 8 quilos que todo mundo costuma falar, mas também não foi nada exorbitante'. Não levei bronca da minha médica.''

A atriz diz que sabe que retomar a boa forma, o que não parece muito distante, é um processo e conta que se recusou a radicalismos por estar amamentando Mateus. O treino de Juliana - realizado na academia do prédio onde ela mora, no Rio de Janeiro - alterna musculação e exercícios aeróbicos com o objetivo de acelerar o metabolismo da atriz.

''Chamo a minha personal de capitã, pois faço um verdadeiro treinamento do Bope. Os de corrida são bem variados. Corro na esteira, faço um exercício, corro de novo, depois faço outro. Vou fazer esse esquema até atingir o meu objetivo. Depois, quero malhar umas três vezes por semana'', fala. Além da malhação em si, Juliana tem feito drenagem linfática duas vezes por semana. Para arrematar, a atriz está se empenhando em se alimentar à base de muitas verduras, legumes, frutas, sopas e carnes magras. ''Tudo mais light mesmo.''


Styling: Samantha Szczerb
Cabelo e Maquiagem: Ricardo Tavares